sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira, 13



Os supersticiosos não gostam dela. Acham que é de mau agouro, carregada de má sorte.

Bobagem.

Eu acho que cada dia da nossa vida é o que você faz dele. Assim, sextas-feiras 13 são dias de bons fluidos e boas energias, se você assim o desejar!


13 fatos sobre a sexta-feira 13

Dia do azar, dia para não sair de casa e não tomar decisões importantes. As lendas e fama de mau-agouro desta data acompanham as pessoas supersticiosas há séculos e só neste ano de 2009 tivemos três sextas-feiras 13 (uma em fevereiro, uma em março e hoje). Não se sabe ao certo o porquê da maldição deste dia, mas existem muitas histórias cercando a data e você pode conferir algumas abaixo:

1) Se você tem medo desta data, prepare-se. Nos próximos 15 anos teremos 32 sextas-feiras 13.

2) Para os cristãos o número 13 é amaldiçoado por este ser o número de pessoas na última ceia de Cristo e o 13º apóstolo (Judas) ter sido o traidor. O escritor Mark Twain foi também o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: "sim, porque só haviam 12 pratos de comida".

3) Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.

4) Ainda nos nórdicos, a sexta-feira foi batizada em louvor à deusa do amor e da beleza Frigga (daí as palavras friggadag e por conseqüência friday em inglês). Com a conversão deste países ao cristianismo, a deusa foi transformado pelos padres em bruxa e a lenda que se espalhou é que por vingança ela se reunia com outras 11 feiticeiras e o demônio, logo 13 à mesa, em seu dia.

5) Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.

6) A sexta-feira é considerada maldita desde o século 14 com a obra Os Contos de Canterbury. Já a sexta-feira negra foi como o crash da bolsa de New York em 1929 ficou conhecido.

7) O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13).

8) Foi em uma sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, que o governo militar decretou o AI-5 e trouxe azar para muita gente.

9) A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.

10) Fidel Castro nasceu numa sexta-feira 13 de agosto de 1926 e está aí até hoje dando dor de cabeça aos americanos. O famoso bandido Butch Cassidy nasceu num 13 de abril de 1866 e virou filme.

11) Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.

12) Segundo matéria da revista National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, justamente devido às pessoas que se recusam a fazer qualquer tipo de negócio nesta data.

13) Número de mortes na série de filmes Sexta-feira 13: 192
Nota do blog: A série de filmes Sexta-feira 13 não trouxe má sorte aos produtores, atores e diretores: foi a série que mais faturou em todos os tempos rsrs


Entretanto....



Imagem 9/13: Neste ano, em janeiro o navio Costa Concordia afundou, na ilha italiana de Isola del Giglio, em uma sexta-feira 13
http://noticias.uol.com.br/tabloide/album/2012/04/13/13-fatos-que-voce-nao-sabia-sobre-a-sexta-feira-13.htm


Nota do blog: 

Há um site inteiramente dedicado ao tema: http://www.sexta-feira13.com/

5 comentários:

  1. Um fato triste nesta sexta feira 13 é que a pequena vitória da sociedade brasileira no STF contra o fundamentalismo religioso – da base de apoio da “Nova Direta Brasileira”, foi eclipsada pelas declarações do novo presidente do Tribunal Regional Federal de São Paulo a favor da defesa de privilégios, somando, infelizmente, com as decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo.
    Ver notícias abaixo:
    “Habeas Mídia (sic)”
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,presidente-do-trf3-propoe-habeas-midia,860802,0.htm
    “TJ/SP cria comissão de segurança pessoal e de defesa das prerrogativas dos magistrados”
    http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI149228,31047-TJ+SP+cria+comissao+de+seguranca+pessoal+e+de+defesa+das

    ResponderExcluir
  2. 1º - Não foi uma vitória contra o fundamentalismo religioso, mas sim uma pequena conquista das mulheres frente a uma ética e moral exacerbadas pelos crimes contra a humanidade dos últimos tempos. Utilizar a palavra fundamentalista no pejorativo é mais uma tentativa dos cristofóbicos para o fim de comparar os cristãos com radicais muçulmanos. Só neste país uma minoria humilha a maioria. Isso não vai continuar por muito tempo.
    2º- O "direito de mídia" não é absoluto, como nem mesmo um ser humano tem o de se desenvolver (segundo a maioria dos ministros do STF..). Essa proposta deve ser vista com bons olhos, pois visa a diminuir as informações que só interessam a sites de fofoca. Não é regular a mídia nos moldes do totalitarismo, longe disso, é querer informação com qualidade, informação de interesse público. Ao menos assim deverá ser.

    ResponderExcluir
  3. UFA! Voltando às sextas feiras 13, mesmo não acreditando nas bruxas, na próxima sexta feira 13, em julho deverei colocar os pés sobre o que sobra da calota polar no verão, devido ao aquecimento global que muitos não acreditam ou fingem não acreditar. Felizmente não será a bordo de um navio da Costa Crociere e sim em um possante quebra gelo movido à energia nuclear!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito, cheguei no Polo Norte no dia 12 de julho!
      Ler em: http://blogtecritoabrittatapetumlucidum.blogspot.com.br/2012/09/extrema-latitude-expedicao-polo-norte.html

      Excluir
  4. pra que tem fé em Deus,a sexta feira 13 é como outra sexta qualquer...

    ResponderExcluir