domingo, 28 de abril de 2013

A melhor herança

Hoje, domingão de manhã preguiçosa, leio na coluna de Sonia Racy, no Estadão, que uma jovem pianista, Juliana D'Agostini, vem se dedicando com afinco a estudar a obra do compositor alagoano Hekel Tavares.
http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/toque-de-classe-2/

Minha família sempre foi rica, riquíssima. Não de dinheiro ou bens materiais, longe disso. Sempre lutamos com dificuldades, muitas e muitas vezes o salário acabava antes do final do mês (atualmente com menor frequência, mas ainda ocorre). A herança de meus bisavós, avós e pais, que agora transmitimos aos nossos filhos e netos, é muito mais rica do que imóveis, jóias, carros ou dinheiro, muito mais nobre do que tudo isso: amor, valores, exemplos.

Contei isso para dizer que a notícia sobre a jovem pianista me impulsionou a apresentar um de nossos grandes tesouros.

Mamãe sempre foi grande admiradora de Hekel Tavares e teve um Conservatório (escola de música) batizado com o nome do grande Maestro. Ela foi até o Rio de Janeiro, onde morava o Maestro, pedir-lhe  autorização para o Conservatório ter o nome dele, e o Maestro ficou extremamente lisonjeado. No lançamento de um long play da Orquestra Sinfônica Nacional, sob a regência dele, minha rica família estava lá, em 10/08/1962, a convite dele. O álbum "2 Concertos em Formas Brasileiras", autografado pelo Maestro Hekel Tavares e pelo pianista Souza Lima, e também a foto do evento, são itens catalogados de nosso patrimônio e hoje estão em poder do meu filho, também músico, transmitido em mãos pela orgulhosa e talentosa vovó.

Tem riqueza maior do que essa?

Bom domingo!!













2 comentários:

  1. BELA MEMORIA DISCERTADA, PARABENS PELA INFORMAÇÃO
    DURANTE 30 ANOS RECOLHI OS DISCOS EM 78 RPM DO CANCIONEIRO E DO ERUDITO SOBRE O MAESTRO HEKEL.
    GRATO.

    claudevanmelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estudei no Conservatório Musical Hekel Tavares em São Paulo, nos idos da déca de 1960. Era dirigido pela prfª Argia Mancini de quem guardo grata memória. Será o mesmo??

    ResponderExcluir