quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Ações do MPF contra a corrupção (em 2015...)



9 de dezembro é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data marca a assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em Mérida, em 2003.

Você pode ler o texto da Convenção aqui:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5687.htm

O Ministério Público Federal realiza um balanço dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2015, nessa importante agenda anticorrupção. Na gestão de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria Geral da República, desde setembro de 2013, importantes iniciativas têm sido feitas no combate à corrupção.

Para celebrar o Dia Internacional de Combate à Corrupção em 2015, o MPF divulgou dois trabalhos de muito fôlego: o ranking nacional da Transparência e o catálogo com os 100 maiores casos de corrupção do ano de 2015.

O ranking nacional da transparência consiste numa minuciosa avaliação dos portais de transparência, feita Município por Município, Estado por Estado. Foram analisados 5.568 portais da transparência municipais e 27 estaduais. Veja todas as informações, aqui:
www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br

O catálogo lista os 100 maiores casos de corrupção de 2015, separados por unidade do MPF. Você pode ver e baixar aqui:
https://slate.adobe.com/cp/DgF4n/

O Ministério Público brasileiro tem se empenhado na campanha DEZ MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO, lançada em 2015, colhendo assinaturas da população para encaminhá-las ao Congresso Nacional, na forma de projetos de lei de iniciativa popular. São propostas para facilitar a investigação, estabelecer penas mais duras, agilizar o bloqueio de bens e valores, acelerar o trâmite dos processos e garantir que os corruptos sejam rápida e eficazmente punidos por seus atos.

Conheça as propostas, apoie, assine e colha assinaturas no seu bairro, clube, empresa, igreja, família, escola! Saiba mais e baixe todo o material, aqui:
http://www.dezmedidas.mpf.mp.br/

E não esqueça de fazer a sua parte: diga NÃO à corrupção dos políticos, mas também diga NÃO às pequenas corrupções do dia-a-dia: comprar produtos piratas, fazer 'gato' de energia elétrica, TV a cabo ou internet, oferecer ou dar 'caixinha' para funcionários corruptos, usar documentos falsificados (para meia-entrada ou para pagar menos imposto de renda, por exemplo), furar fila, estacionar nas vagas de idosos e portadores de deficiência. Seja ético e honesto nas pequenas coisas.

Tenho imenso orgulho de ser um pequeno parafuso nessa gigantesca engrenagem contra a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário