sexta-feira, 21 de março de 2014

21/03: Porque o amor não conta cromossomos


O título deste post foi copiado do perfil da minha querida amiga e colega de MPF Jerusa Burmann Viecili, essa gata aí da foto.

O conteúdo, copiei de uma linda e jovem guerreira chamada Dayana Sokem Dalloul.

O que nós três temos em comum? Além de ter o Ministério Público Federal na veia (Jerusa é Procuradora, Dayana é filha de Blal e Sueli, respectivamente Procurador e Servidora do MPF), a convergência é o nosso amor por Mohamed, o Momô.

Mohamed é um jovem de quem já falei aqui no blog:
http://janiceascari.blogspot.com.br/2013/10/pequenos-grandes-gestos-2.html

Sua irmã Dayana a ele dedicou este post no dia de hoje - 21/3, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Reproduzo aqui, bastante emocionada, o testemunho da minha querida amiguinha Dayana. O amor é tudo nesta vida. Acompanhem, no Facebook, o 'Projeto Mohamed'. Vocês serão pessoas melhores depois de ler isso.

Realmente, Jerusa, o amor não conta cromossomos!!!

https://www.facebook.com/projetomohamed

"Em dezembro de 1997, nasceu Mohamed. Um pequeno guerreiro que, ao chegar, nem imaginava que venceria seu primeiro desafio apenas 4 meses depois de partir do aconchego materno aos braços de todos nós. A história é muito bonita e inspiradora,assim como o seu protagonista; Mas quando decidi que o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seria um documentário sobre a vida do meu irmãozinho, nascido com síndrome de down e agora iniciando novas jornadas aos 16 anos, notei que não gostaria de apenas quebrar preconceitos, criar arte e abordar o tema. Eu quero dividir cada segundo da experiência com qualquer alguém que se dispuser a me dar atenção e quero mostrar a todos que a limitação pode ser rompida com dedicação e perseverança.

Por isso criei esta página. Para divulgar o filme durante todo o seu processo e ao mesmo tempo torná-lo algo diferente e especial. Por aqui, pretendo compartilhar vídeos e textos que expressem partes da nossa história, buscar o apoio e as opiniões de todos que se pronunciarem, receber ideias, realizar pesquisas e mostrar todo um trabalho de incentivo e desenvolvimento. Quero também abrir espaço para as histórias de vocês, ou de pessoas que os inspiram e busco tornar esta iniciativa algo que chegue até a sociedade principalmente porque o meu irmão sempre teve esse dom. O de conquistar e celebrar todos que o conhecem e demonstrar seu amor sem medo da rejeição.

Mohamed cresceu, fez terapias, estudou ao lado de grandes amigos, carrega uma longa cicatriz no peito como lembrança daqueles que salvaram seu coração e se tornou um brilhante adolescente que deseja ser fotógrafo. A síndrome é apenas um detalhe. Algo que nos impulsionou a exigir dele mais ainda e conseguir o que muitos novos pais temem nunca obter quando recebem a notícia. E espero que estes mesmos pais possam encontrar conforto, identificação e informações úteis repletas de carinho quando nos visitarem. Todos poderão caminhar ao nosso lado enquanto proponho ao Momo novos desafios como aulas de piano e algumas bagunças culinárias, com o intuito de ensiná-lo mais e mais a cada dia e compartilhar seu crescimento e todas essas experiências tanto com aqueles que já foram tocados pela sua extraordinária presença quanto com todas as outras pessoas que quiserem nos acompanhar.

Nenhuma condição determina os limites da felicidade ou do desenvolvimento de alguém. Todos podemos sonhar e fazer de tudo para realizar o que almejamos, e mesmo que eu já soubesse disso naturalmente, aprendi de verdade ao conviver com o meu incrível Mohamed.

FOTO: Dedico este projeto aos meus pais, que sempre nos guiaram brilhantemente e apoiam todas as minhas realizações."




Emocione-se ainda mais:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ju-q4OnBtNU

2 comentários:

  1. Janice, especialíssima como sempre! Desde sempre, não canso de repetir, seu sorriso e seu amor abrigaram Mohamed, nos nossos inúmeros encontros! Você mora em nossos corações!

    ResponderExcluir
  2. Janice, agradeço de coração pelo gesto de reconhecimento e carinho. Você é muito especial para a nossa família e ter sua companhia no projeto o abrilhanta ainda mais. Beijos no coração!

    ResponderExcluir