segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Preconceito contra bissexuais (por héteros e gays)

Bissexuais reclamam que são discriminados por héteros e gays

Publicidade
IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

Em tempos de discussão sobre orgulho gay e orgulho hétero, 3% da população brasileira diz sofrer preconceito de ambos os lados.

São os bissexuais --mais de 5 milhões no país, segundo pesquisa Datafolha de 2009. Na próxima sexta, dia 23, eles vão comemorar o Dia do Orgulho Bissexual.

Um deles é Fábio*, 17. "Sinto atração pela beleza dos dois", diz. "As mulheres são mais meigas e suaves, já os homens têm pegada forte, são mais rústicos."

Como ele, a estudante de ciências sociais Maraiza Adami, 23, também é bi. Ela reclama: "Os héteros acham que ser bi é transitório ou promíscuo. Já os gays, principalmente dentro do movimento LGBT, acham quase uma agressão você ficar com alguém do sexo oposto."

Especialistas em sexualidade tentam entender as razões do duplo preconceito. O psiquiatra Alexandre Saadeh, especialista em identidade sexual do Hospital das Clínicas, lembra que é muito comum que a bissexualidade seja vista como uma fase anterior à confirmação da homossexualidade.

Marisa Cauduro/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL10-09-2011; Daniela Furtado, 24 criadora do site : be sides sobre bisexualidade.e seu namorado Danilo Milhioranca,26,webdesigner.( Foto: Marisa Cauduro/ Folhapress, FOLHATEEN)*** EXCLUSIVO FOLHA***
A bissexual Daniela Furtado, 24, com seu namorado Danilo Milhiorança, 25, heterossexual
Esse mito incomoda tanto Ilana Falci, 21, de Belo Horizonte, que ela quer editar um vídeo com vários bissexuais dando o seu depoimento. "O bi não é uma pessoa em dúvida", diz ela. "Não precisa decidir se gosta mais de homens ou de mulheres."

O projeto de Ilana se chama "Sou Visível". É possível encontrar mais informação sobre ele em bisides.com.
Esse site foi criado por outra bissexual, a estudante de secretariado executivo Daniela Furtado, 24. Um dos seus objetivos é utilizar a página para discutir como lutar contra o que ela chama de "bifobia".

Os participantes do site reclamam que, apesar da sigla LGBT incluir os bissexuais, gays e lésbicas "negam lugar" a eles no movimento. "Eles se sentem no direito de nos olhar com desconfiança", diz um dos textos. "Então eu pergunto: o que gays e lésbicas propõem que nós façamos quando o sexo de quem amamos é diferente do nosso?"

Daniela já namorou tanto meninas quanto meninos. Atualmente, está há três anos com Danilo Milhiorança, 25, que é heterossexual.

"Ela foi muito honesta comigo e sempre me fez sentir seguro, então está tudo certo", diz o rapaz.

Entre os bissexuais famosos, estão os cantores David Bowie e Lady Gaga, o vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, e as atrizes Megan Fox e Angelina Jolie.
 
ALGO CURIOSO

Nem todo mundo, porém, é tão convicto da sua bissexualidade quanto esses famosos. E não há nada de errado nisso, diz Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do instituto Kaplan, que faz estudos sobre sexualidade.

Na adolescência, afirma, é comum a confusão entre admiração e tesão. Muitos jovens, então, acabam tendo experiências com o mesmo sexo, com amigos, por exemplo.

Mas isso não necessariamente os faz homo ou bissexuais, já que a identidade só é completamente estabelecida na fase adulta.

"Os adolescentes têm hormônios saindo pelos ouvidos e maior disponibilidade para o sexo, então é mais complicado separar a curiosidade", explica Saadeh.

Lúcia*, 18, por exemplo, só transou com garotos, mas, desde o começo do ano, tem experimentado ficar com algumas amigas. "Nunca tinha cruzado minha mente a ideia de ficar com meninas, mas rolou um dia e eu gostei, então estou vendo o que realmente quero", diz.


*Nomes fictícios
http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/976741-bissexuais-reclamam-que-sao-discriminados-por-heteros-e-gays.shtml

15 comentários:

  1. Estou reproduzindo no meu blog (Abra a Boca, Cidadão!) seu artigo "Violência contra a mulher" (link abaixo) e reproduzirei este também. Parabéns pelo trabalho e combatividade. Por um Judiciário moderno, aberto, não-elitista, democrático e cidadão! Abraços.

    http://abraabocacidadao.blogspot.com/2011/09/banda-boa-do-judiciario.html

    ResponderExcluir
  2. Quero indicar O LAÇO DO PASSARINHEIRO-Diario de um garoto de programa que esta a disposição em: WWW.CLUBEDEAUTORES.COM.BR é uma obra bacana demais pois aborda intimamente a vida de um prostituto no Brasil.
    Autor-MARLON DE ALBUQUERQUE

    ResponderExcluir
  3. Nunca um bissexual irá agradar a gregos e troianos. Nada de mais homofóbico do que um homem transar com outro homem e se assumir publicamente com sua namoradinha para sociedade, "preferir" o sexo oposto devido a imposição da sociedade. Isso fere dignidade dos homossexuais que adotam um comportamento exclusivamente homossexual e que lutam pelos seus direitos.
    Como seus militantes mesmo dizem, são um grupo "real", distindo de hetero e homossexuais.
    Como são 5 milhões no brasil, população maior do que países como grécia, portugal e luxemburgo, essas pessoas que se declaram assim deveriam criar seus próprios movimentos em prol do seu reconhecimento e se desmembrarem dos movimentos verdadeiramente homossexuiais.
    As coisas tornar-se-iam muito mais sinceras e adequadas se bissexuais buscassem relacionamentos com outras pessoas bissexuais, buscassem criar seus próprios ambientes bissexuais, se orgulhassem de ser bissexuais, em fim, se orgulhassem de serem como o são.
    Será que se isso fosse proposto existiriam tantos assim?
    Se olharmos para outros lugares mais adiantados, como San Francisco, acredito que NÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto preconceito e limitação sobre o conceito de diversidade, não? Essa visão de que bissexual é um cara que gosta de homem mas só se relaciona socialmente com mulheres, além de atrasada, é um dos maiores enganos sobre isso. Criar ambientes bissexuais? Do que estamos falando? Que mundo é esse onde as pessoas precisam se dividir em guetos? Que atraso de pensamento. Lamentável!

      Excluir
    2. Que ridícula essa ideia. Então é isso? Sou bissexual e tenho que me excluir? Andar em um circulo fechado, negar a interação e a diversidade, por medo, PRECONCEITO? PQP!

      O que me deixa pasma é o fato de tantos gays rejeitarem os bissexuais. Nossa, eles que tanto afirmam que não é uma escolha, é algo natural... É algo tão idiota e paradoxal! Não temos direito de amar quem queremos, de acordo com muitos!

      Eu me orgulho de quem eu sou, mas não por um título. O maior erro do mundo é querer rotular tudo.
      Em uma época onde homossexualismo ou bissexualismo ou heterossexualismo ou qualquercoisaismo não existia, tudo parecia ser tão mais fácil. Era apenas amor ou desejo sexual, normal, comum, aceitável para qualquer um.
      Não temos que nos orgulhar ou seguir ou proclamar um título. Temos apenas que viver.
      Mas muitos simplesmente esquecem isso.

      Se o mundo está assim hoje, é por causa de rótulos e uma merda de necessidade de se formar panelinhas.
      Círculos malditos.
      Apenas se livrem dessas esferas e vivam com crenças e idéias, não influenciadas, mas sim libertas.
      Não se fechem, não se prendam.
      Abram-se, soltem-se, sejam que quiserem, interajam com quem quiserem, fiquem felizes.

      Excluir
    3. Concordo com o Anônimo, os bissexuais gostam de mostrar uma namorada mas com gays só se relacionam em segredo, sem que ninguém saiba, são poucos os bissexuais que assumem namoro publicamente com um gay ou pelo menos não usam uma garota pra disfarçar, querem se enfiar no meio dos gays mas não lutam pela causa juntos, e querem ser aceito pelos heteros, fingindo que também são heteros.

      Excluir
    4. Concordo com o Anônimo, os bissexuais gostam de mostrar uma namorada mas com gays só se relacionam em segredo, sem que ninguém saiba, são poucos os bissexuais que assumem namoro publicamente com um gay ou pelo menos não usam uma garota pra disfarçar, querem se enfiar no meio dos gays mas não lutam pela causa juntos, e querem ser aceito pelos heteros, fingindo que também são heteros.

      Excluir
  4. Danillo, você beijaria outro homem em um ambiente hétero??
    lamentável é a sua hipocrisia !!

    ResponderExcluir
  5. Danillo
    Infelizmente o mundo é assim divido (tb queria q não fosse)...
    já pensei, de certa forma, como vc um dia... mas com o tempo percebi que a realidade fora do papel eh mto podre...
    É tão íntrinseco o pensamento anti-gay e nem percebemos:
    uma boa parcela da sociedade quer ter o direito de não ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando... ja vimos isso em alguns atos de violência... ok??
    pq os gays não poderiam também ter tb o mesmo direito, só que de não ver duas pessoas do sexo oposto se beijandoo??
    "lamentável" isso nehh... eu sei... mas, pelo menos nos "guetos" (rs) gays, estes gays naum poderiam ter também o mesmo direito de indignação? (um paradoxo neh...)
    Também gostaria de que esse conceito de "bissexualidade" fosse assim atrasado... mas não eh nem um pouco... até o homem mais rico desse país e o prefeito de uma das maiores cidades do mundo assumem esse comportamento... Mais um exemplo é um site americano de relacionamento revelar que 80% das pessoas, que se dizem bissexuais, buscam relacionamento apenas com um sexo (até em anonimato, onde se há liberdade de expressão, essa tal orientação (comportamento) sexual não existe de fato...
    outra coisa para ser "lamentável": até hoje nem se quer há um consenso sobre a exstência da bissexualidade masculina...
    exatamente.... os estudos existentes atualmente são conflituantes..
    Quer mais uma coisa para se indignar mais um pouco??
    Estudo da decada de 80 revela que homens que se dizem bissexuais tem comportamento indistinguivel de gays quanto a números de parceiros, gênero e exposição à riscos... tanto eh verdade que o o ministério da saúde recomenda vacinação contra hepatite B para homens que fazem sexo com homens (na minha opinião: gays)
    Mais uma: estudos revelam que 40-60% dos homossexuais, antes de se "rotularem" como gays... se dizem bissexuiais...

    firulei, firulei, firulei rssss . . .

    Qualquer pessoa deveria ter o direito total de liberdade, desde que não prejudique outras pessoas...
    Desta forma, os bissexuais devem sim ter o direito de lutar pelo seu direito de dignidade, identidade e reconhecimento... porém não parasitando tanto os gays neh
    nunca somos perfeitos... assim como meu "desabafo" acima... sempre vai existir a minha opinião, a sua e a opinião certa... mas com certeza em bissexualidade eu e muitos outros gays já não somos mais tão ingênuos (risos)
    Pode ser que no fundo, temos a mesma sim a mesma utopia (já disse isso rss)... mas,,, enquanto ela não existe... Manifesto minha reção ( e de muitos otros gays tb) frente a esse bissexualismo fajuto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca concordei tanto com alguém!
      TEnho pena de quem se envolve com algum bissexual! Pq no final eles sempre irão te trocar por alguém do sexo oposto.
      Eu não me envolveria com uma bissexual, pq
      eu acho que elas no fim vão casar com alguém do sexo oposto e ter vários filhinhos. Cito a Angelina Jolie como um exemplo...

      Excluir
    2. vc falou uma merda atrás da outra. Bissexualidade é um conceito atrasado? Em q mundo vc veio pra ter um pensamento tão retrasado desses? E as pessoas escolherem ser bissexuais n é nenhum defeito, muito pelo contrario, é algo positivo, pois indica q a raça humana esta evoluindo e abandonando esse retrocesso de sexo hetero e gay. Quanto mais bi tiver, menos do sexo inferior (homossexualismo e heterossexualismo) haverá. Bissexuais sentem atração pelos dois sexos, mas se relacionam com apenas um, isso é mais q obvio. Mas qual o problema? Uma pessoa bissexual n tem a obrigação de casar com um homem e uma mulher ao msm tempo. Na vdd, uma pessoa bissexual pode escolher livremente o sexo em q se pode se relacionar em estar presa nesse paradigma de pegar apenas mulher ou pegar apenas homem. Pelo visto vc n sabe a definição de bissexual. Bissexual curte qualquer um dos dois sexos sem essas frescuras, eles sentem atração pelos dois e como eu disse, o bi n é obrigado a se casar com um homem e uma mulher ao msm tempo so para provar q é bi. E outra, bissexuais q escolhem ficar com homens n vao deixar de ser bissexuais e nem vao virar heteros por ficar com o sexo oposto. E pra finalizar, n existe bissexualismo fajuto. Bissexualismo é uma evolução e um dia todos os seres humanos serão bissexuais, qr vc goste ou n

      Excluir
  6. É HORRÍVEL TUDO QUE NÃO FOR HÉTERO. BISSEXUAL, HOMOSSEXUAL, SAPATAO, VIADO TUDO É HORRENDO !! CONTRA A PRÓPRIA NATUREZA.

    ResponderExcluir
  7. Cada um tem o direito de manifestar sua opinião. Como um homem hétero, a única relação ( sexualmente falando ) que eu teria, seria com um afeminado ( inclusive um travesti ) bem novinho com cara, jeitinho e corpinho ( bem lisinho, sem nenhum traço masculino ). Eu não teria preconceito nenhum em fazer sexo oral, mas desde que como falei, parecesse uma menininha.

    ResponderExcluir
  8. sabe pq as pessoas odeiam tanto bissexuais e se acham no direito de julga-los? A resposta é bem simples: eles, tanto homossexuais quanto heterossexuais e sendo o sexo inferior, negam a evolução e querem permanecer em um estado q eu chamo de "macacos inferiores". Bissexualismo é uma evolução sexual, é uma chave q abre varias portas e elas levam a pessoa a infinitas escolhas, é o caminho mais próximo para a perfeição e liberdade. Heterossexualismo e homossexualismo se limita apenas a algo simplório, apenas a uma visão, eles n conhecem a verdadeira liberdade e diversidade, como disse anteriormente, gays e heteros são macacos inferiores q recusaram a evoluir e acham q tem o direito e a moral de atacar a raça superior. Um dia, os seres humanos serão bissexuais, isso é irreversível. E como um animal q n esta adaptado ao novo ambiente desaparece, o homossexualismo e o heterossexualismo irão desaparecer.

    ResponderExcluir