quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Retrato da incompetência do serviço público no RJ

Sem comentários... A foto fala por si só.

Perigo

Prefeitura duplica trecho da Avenida das Américas, mas deixa poste no meio da pista

Publicada em 21/09/2011 às 18h29m
O Globo, com a colaboração da leitora Thabyta de Souza
 
 
 
RIO - Batidas de carros em postes, geralmente, são causadas por imprudência do motorista. Mas, num trecho recém-duplicado da Avenida das Américas, no Recreio dos Bandeirantes, esse tipo de acidente teria outro culpado. Como mostra a leitora Thabyta de Souza, um poste foi deixado no meio da via, sem qualquer sinalização, mesmo após a conclusão das obras de pavimentação.

O erro, classificado como 'primário' por especialistas, fica em frente ao condomínio Barra Bonita e próximo ao Shopping Recreio. A retirada só deve ocorrer no final do mês, segundo a Light, dona do mobiliário.

"Não há nenhum bloqueio ou placa que impeça os motoristas de trafegar na via. Poste e asfalto quase na mesma tonalidade podem confundir as pessoas - e não há nenhuma sinalização", observa a leitora.




Na avaliação do engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o poste no meio de uma pista recém-pavimentada é "um erro primário" e revela a falta de planejamento dos construtores.

- Em uma obra como essa, de grandes proporções, é feito um levantamento de todos os serviços urbanos a serem remanejados, como água, luz, telefone, redes de internet e esgoto. Deixar um poste no meio da via é um erro primário - critica.

Ainda segundo o especialista, mesmo com tráfego reduzido no local, como alega a prefeitura, há riscos de acidentes no local:

- Uma rua não pode ter nada que confunda o motorista. Nesse caso, o poste é um obstáculo e pode representar risco. Ele tem que ser remanejado antes que haja uma fatalidade - recomenda.

Apesar da urgência, o poste só deve ser retirado da pista no dia 30, prevê a Light. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Obras disse que providenciará, ainda nesta semana, uma proteção metálica para alertar os motoristas.

A duplicação da Avenida das Américas faz parte da TransOeste, corredor viário que, junto com a TransOlímpica e a TransCarioca, faz parte do pacote de obras preparatórias a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As obras do corredor expresso começaram em julho de 2010 e terminam em dois anos. Neste mês, a Secretaria Municipal de Obras está liberando as pistas novas laterais da Avenida das Américas, na altura do Recreio, e iniciando o reparo das pistas centrais.

Do Jornal O Globo de 21/9/2011:  http://oglobo.globo.com/participe/mat/2011/09/20/prefeitura-duplica-trecho-da-avenida-das-americas-mas-deixa-poste-no-meio-da-pista-925403471.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário