terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dez anos sem George

Hoje, 29 de novembro de 2011, faz dez anos que George Harrison passou para outra dimensão, aos 57 anos de idade, vítima de câncer. Era o mais jovem e o mais tímido dos Beatles.

Nascido numa pequena casa em Liverpool, onde viveu uma infância tranquila, George é considerado, ao menos por mim, o mais talentoso e o melhor músico dos quatro Beatles. Depois de um período de uso pesado de drogas, por volta dos 25 anos de idade George começou a acordar para seu lado espiritual, iniciando estudos de meditação e religião, na busca por mais conhecimento da alma, por um mundo melhor, mais justo, com mais amor e paz. Virtuoso, aprendeu a tocar cítara, ukulele, mandolim e outros instrumentos incomuns com o grande Ravi Shankar, modificando a sonoridade dos Beatles, como na música "Norwegian Wood".

Foi o primeiro a ter sucesso na carreira solo após o término da banda, com a inesquecível "My Sweet Lord", em 1970. Criativo, compartilhou palcos, trilhas, faixas e projetos com seu melhor amigo, Eric Clapton, além de  Bob Dylan, Roy Orbison, Jeff Lynne, Eletric Light Orchestra e outros - formando o Travelling Willburys, o grupo de comédia Monty Phyton. Também foi o primeiro a organizar um show para arrecadar fundos para fins humanitários, o Concerto Para Bangladesh (agosto de 1971), cuja venda de CDs, DVDs e outras mídias continua revertendo até hoje para um fundo criado por George junto à Unicef.

Deixo-os com algumas fotos e dois vídeos: uma belíssima canção instrumental, de seu último álbum, "Brainwashed" - a celestial Marwa Blues e um programa de TV de 1975, no qual George diverte e se diverte tocando Pirate's Song.





Flor de Lotus, a preferida. Dizia ele: "I'm a gardener, basically" (Sou um jardineiro, basicamente)

Um carinho, no Museu Tusseau (Londres)

No museu The Beatles Story, em Liverpool

Meu filho e eu, na frente da casa onde George nasceu, em Liverpool (Rua Arnold Crove, nº 10)







2 comentários:

  1. Grande homenagem! Também sou fã do componente mais místico deste revolucionário e inesquecível quarteto. Parabéns pelo variado blog, linkado no meu.

    ResponderExcluir
  2. Adorei tudo: texto, homenagem, fotos e os vídeos.

    ResponderExcluir